Questões de Mídia Digital: 2 de Setembro de 2019

PALESTRA SOBRE A RPG (RIO PUC GAMES)

Resultado de imagem para rio puc games

         A Rio PUC Games é uma oficina de jogos dentro da universidade PUC-Rio, onde as equipes debatem e desenvolvem jogos digitais e analógicos. Não é preciso ser de um tipo específico de curso ou período para se inscrever nessa oficina, mas sim de muita curiosidade e paixão por jogos. A RPG não possui site próprio, e sim apenas páginas em redes sociais, que têm como objetivo propagar a imagem desta oficina.
          Em um momento da palestra, a equipe da RPG mencionou o jogo "The Legend of Zelda", que, por conta de sua qualidade 3D e da dinâmica do jogo, foi considerado referência no campo de jogos 3D.
          Além disso, como a oficina também trabalha com jogos analógicos, é importante abordar sobre o crescimento de jogos de tabuleiro. Por volta da década de 1940 a 1950, os famosos jogos de tabuleiros possuíam uma dinâmica extremamente linear, tais jogos como "Banco Imobiliário" e "Jogo da Vida". Conforme esses jogos ficaram obsoletos, houve a necessidade de renovar a estrutura da jogabilidade de jogos de tabuleiro. Assim, nasceu jogos como "WAR" e "Quatar", onde há uma maior complexidade e a necessidade do pensamento estratégico dos jogadores.
Resultado de imagem para board game

          Se aprofundando mais em tipos de jogos, estes são divididos em jogos AAA (ou Triple A) e jogos Indie. O primeiro tipo engloba jogos mais complexos e que são elaborados por equipes ou empresas enormes. Um bom exemplo é o famoso jogo "League of Legends". Já os jogos do tipo Indie são mais simples e criados por grupos pequenos de desenvolvedores. "Undertale" é um ótimo exemplo de jogo Indie.
          Contudo, para desenvolver jogos não é apenas preciso uma equipe de artistas e programadores. De acordo com a equipe da RPG, é preciso ter paixão, arte, som, game design, programação e divulgação. Ou seja, a área de desenvolvimento de jogos abrange todos os tipos de cursos técnicos, desde ilustração até marketing. Além disso tudo, é fundamental estudar jogos, experimentar livros e assistir a vídeos cursos. Algumas indicações de livros sugeridos pela RPG são "Level Up" de Scott Rogers e "Art of Game Design" de Jesse Schell.
          É possível ver mais sobre os jogos desenvolvidos pela RPG em:


Comentários