Questões de Mídia Digital: dia 16 de Setembro de 2019

Softwares proprietários e softwares livres: qual a diferença e qual o melhor?

          Nessa aula de Questões de Mídia, aprendemos sobre o mundo do negócios da informática e diferentes tipos de softwares e como funcionam.


Resultado de imagem para informática

          Existem softwares proprietários (também conhecidos como softwares proprietários stricto sensu) e softwares livres. O primeiro é altamente restrito, onde é proibida a circulação, estudo ou edição. Estes também são os que possuem menores atualizações, já que não há um estudo amplo sobre possíveis melhorias do mesmo. O uso deste tipo de softwares em externos é solicitada apenas através de licenças. Bons exemplos de softwares proprietários são Microsoft Windows, Adobe Photoshop e iOS. 
          O segundo é o total oposto. Os softwares livres permitem circulação ilimitada, com direito a edição e estudos, e, por isso, são muitas vezes os mais atualizados e os mais usados. Linux, Mozilla Firefox e The GIMP são exemplos de softwares livres.

          Existem algumas questões relacionadas ao uso e aprendizagem dos softwares.

Existe necessidade real de se ensinar software proprietário na universidade de Design?


          Não, simplesmente porque softwares são ferramentas usadas no Design. A universidade lhe proporciona aulas de como realizar um design, o que pode ser feito em infinitos softwares diferentes. Além do mais, seria um custo muito alto para sustentar licenças deste tipo de software em uma universidade. E ainda proporciona desserviços para o aluno: ele tem uma imagem errada do programa como a única ferramenta possível para um certo uso, o que leva também a pressão para consumo do programa e estímulos ao ilícito, ou seja, estímulo a pirataria.

Existe alguma vantagem adicional ao se ensinar Design utilizando ferramentas livres?

          Além de os programas serem gratuitos, as licenças livres e liberdade total para edição da fonte, há a valorização dos princípios do Design e contato direto com os desenvolvedores do software.
Resultado de imagem para softwares livres exemplos

Comentários