Questôes de Mídia Digital: dia 7 de Outubro de 2019

Núcleo de Artes Digitais e Animações (NADA)

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          Nesta aula, tivemos o prazer de receber a equipe do NADA para uma palestra sobre este espaço. O laboratório do NADA consiste em um estúdio de animação composto por estudantes que desenvolvem projetos autônomos ou para externos, como encomendas.
          Na maior parte da palestra foi basicamente explicado os diferentes tipos de animações e diferentes técnicas para fazê-las. Contudo, todas as técnicas de animação possuem algo em comum: todas elas se baseiam em uma sequência de imagens, que quando postas em uma certa sequência, dão vida e movimento a elas próprias. Técnicas apresentadas na palestra do NADA:

1) Tradicional: cria vida através de uma sequência de desenhos. O(s) artista(s) desenhando movimento por movimento, um fotogramas após os outro. Na maioria das vezes, são desenhados primeiro os movimentos principais, e depois os "in-betweens", ou seja, os movimento restante que conectam os principais. Por exemplo, o filme animado "Pocahontas" é construído por animações tradicionais;


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2) Câmera multiplano: essa técnica foi muito usada em antigas animações da  Disney, como "A Branca de Neve e os Sete Anões". Esta câmera é uma máquina que possui vários planos de imagens diferentes, que, no resultado final, se tornam um cenário só. A ideia é de que esses planos se movam em sincronia, o que cria uma certa dinâmica e um efeito de profundidade na animação, mesmo ela sendo em 2D;


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3) Stop motion: este tipo de animação lida com imagens de fotografia e com dar vida a objetos. É feita por uma sequência de fotos, onde os objetos são posicionados de forma um pouco diferente de uma foto para outra. Assim, há a ilusão de que os objetos se mexem por conta própria. O filme "A Fuga das Galinhas" é um exemplo de animação em stop motion;

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4) Recorte: qualquer animação em que partes separadas dos personagens se mexem em conjunto, formando seus movimentos. O desenho "South Park" utiliza esta técnica;

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5) Vetorial: onde há o conceito de um esqueleto para os personagens. É feita digitalmente, e o traço na animação não é variável como na tradicional. "Rick & Morty" é feito nessa tipo de animação;

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6) 3D: construção de animações de objetos 3D em um ambiente 3D. É bem parecido com stop motion, mas com uma manipulação somente digital, e que também possui vetores como a animação vetorial. Os filmes da saga "Toy Story" são todos realizados em animações 3D;

7) Animação em vidro: uma espécie de stop motion, em que alguma substância ou material é manuseado sobre uma placa de vidro. Segue o link para um vídeo de uma pequena animação de pintura em vidro:

https://www.youtube.com/watch?v=2s1ODuOf53k

8) Pixilation: um tipo de stop motion que lida com o corpo humano como objeto da animação;

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9) Rotoscopia: diferentes técnicas de pintura ou desenho sobre uma filmagem real. O filme "Com Amor, Van Gogh" é inteiramente feito com rotoscopia;

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          Particularmente, esta palestra abriu meus olhos com as diferentes possibilidades de animação possíveis, além das diversas áreas de trabalho que exigem a produção de um curta ou longa metragem envolvendo algum tipo de animação.

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